Partida de Motores

Estrela Triangulo

Por julho 15, 2019 julho 23rd, 2019 Nenhum comentário

No momento da ligação de um motor elétrico de indução, ocorre a elevação da sua corrente de partida, que pode ser, até oito vezes o valor da sua corrente nominal. Para isso, muitos tipos de partidas foram elaborados, visando diminuir este valor de corrente de pico. Neste artigo, vamos abordar o porquê da aplicação de uma partida estrela – triangulo, e demonstrar o diagrama de comando e potência para funcionamento desta aplicação.

Para a aplicação deste tipo de partida, deve-se observar primeiramente, os terminais do motor trifásico, onde o mesmo, deve possuir no mínimo seis terminais, para efetuar este tipo de ligação. Tendo em vista, que todos os terminais do motor, serão ligados em contatores, componentes que realizarão o fechamento das bobinas do motor.

A partida estrela – triangulo, como o próprio nome já diz, efetua a partida do motor, primeiramente pelo fechamento estrela, e após alguns segundos comuta este fechamento para triangulo. A eficácia desta partida indireta em relação a corrente de pico, é de cerca de trinta e três por cento de eficácia, ou seja, reduz cerca de um terço o valor da corrente de pico de partida. Através da redução da tensão de fase aplicada as bobinas do motor, no momento do fechamento estrela, é que ocorre a diminuição da corrente de partida.

Outro fator relevante a observar, é que, com essa diminuição da corrente de partida, há por conseguinte uma diminuição na mesma proporção do torque do motor, ou seja, é necessário estudar o que será acionado, e em quais condições será acionado, para levar em consideração até que ponto essa diminuição do torque influenciará no processo.

Segue abaixo, diagrama de comando e potência da partida estrela – triangulo:

Exemplo de um comando elétrico de uma partida estrela triangulo.

Diagrama de potencia de uma partida estrela triangulo.

 

Este vídeo representa uma simulação de acionamento da partida estrela-triangulo, onde demonstramos os diagramas de comando e potencia, com o intuito de compartilhar informações e desmistificar o comportamento desta partida indireta de motores muito utilizada em industrias.

View Tech

Autor View Tech

Engenheiro Eletricista 25 anos de experiencia na área de Automação e Manutenção Industrial. Proprietário da Empresa View Tech Engenharia de Automação.

Mais artigos de View Tech

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: