Comando e Medição

Aplicação com Relé de Impulso Finder

Por julho 2, 2019 julho 17th, 2019 Nenhum comentário

Neste artigo será demonstrada uma aplicação de acionamento sequencial de lâmpadas, utilizando relés de interface e de impulso Finder. Será dado o esquema elétrico, os modelos de relés utilizados e explicado detalhadamente como funciona o circuito.

Como componente principal de funcionamento, foi utilizado um relé de impulso Finder do modelo 27.05.8.230.0000. Este componente possui quatro sequências de acionamento possíveis, sendo modificadas a cada pulso em sua bobina. A tabela abaixo demonstra a sequência de comutação dos contatos do relé de impulso.

Demonstrar a sequência de acionamento do relé de impulso finder.Bom, visto como se comporta o relé de impulso, vamos verificar o funcionamento do circuito completo, entendendo passo a passo o que ocorrerá se a montagem for aplicada na pratica. Iremos explicar em tópicos um passo a passo de funcionamento do circuito apresentado, demonstrando o que ocorrerá com as lâmpadas a cada pulso na bobina do relé de impulso:Exemplo de aplicação de um relé de impulso Finder.

  • Sem o botão S1 receber nenhum pulso, o circuito mantem-se em repouso, ou seja, nenhuma lâmpada estará ligada;
  • Com um pulso em S1, é acionado o relé de interface K1, e através do fechamento do seu contato normalmente aberto (13-14), a bobina do relé de impulso K2 é acionada. Com um pulso dado em K2, o contato normalmente aberto (3-4) se fecha, acionando a bobina de K3 e a lâmpada E1.
  • Dado um segundo pulso em S1, é acionado o relé de interface K1, e através do fechamento do seu contato normalmente aberto (13-14), a bobina do relé de impulso K2 é acionada. Com um pulso dado em K2, ocorre a variação da sequência de acionamento do relé, sendo assim, o contato aberto (1-2) se fecha, acionando a bobina de K4 e a lâmpada E2.
  • Com um terceiro pulso em S1, é acionado o relé de interface K1, e através do fechamento do seu contato normalmente aberto (13-14), a bobina do relé de impulso K2 é acionada. Com um pulso dado em K2, ocorre a variação da sequência de acionamento do relé, sendo assim, os contatos abertos de K2 (1-2) e (3-4), se fecham, acionando as bobinas de K3 e K4, além da lâmpada E3. Porém, as lâmpadas E1 e E2 não são acionadas, devido ao intertravamento de K3 e K4, que impedem a passagem de corrente elétrica, pela comutação dos seus contatos fechados (11-12), de ambos os relés.
  • Acionando pela quarta vez o botão S1, a sequência de acionamento se repete, a bobina de K1 é energizada e consequentemente o seu contato aberto (13-14) se fecha. Com isso, a bobina do relé de impulso K2 é acionada, e os seus contatos (1-2) e (3-4), voltam ao seu estado inicial, ou seja, ambos abertos, desacionando a lâmpada E3. Após o quarto pulso, o circuito volta ao seu estado inicial, esperando um novo pulso em S1 para iniciar a sequência novamente.

Através deste artigo, demonstramos uma aplicação pratica com componentes Finder, onde através do princípio de funcionamento do circuito, dado como base, outras aplicações podem ser criadas. Foram utilizados os relés de interface de dois modelos, sendo eles: K1: 58.34.8.230.0000, K3 e K4: 58.32.8.230.000. Estes componentes podem ser encontrados em nossa loja, com preço acessível.

View Tech

Autor View Tech

Engenheiro Eletricista 25 anos de experiencia na área de Automação e Manutenção Industrial. Proprietário da Empresa View Tech Engenharia de Automação.

Mais artigos de View Tech

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: