Comando e Medição

Relé de nível Coel NI35 W PCO01 e PCO02

Por junho 17, 2019 julho 23rd, 2019 Nenhum comentário

Para aplicações em que devemos obter controle do nível de líquidos condutivos e não inflamáveis, seja de um reservatório ou poço, a Coel nos traz uma solução que torna isto possível. Através do relé de nível NI35 W, conseguimos trabalhar com estas duas aplicações de forma confiável e funcional.

O modo de funcionamento deste relé, baseia – se na utilização de três eletrodos para controle de nível, sendo eles: Er, eletrodo de referência, EI1, eletrodo inferior 1 e ES1, eletrodo superior 1. A medição de nível, seja ele mínimo ou máximo ocorre de uma maneira bem simples. Através da condutibilidade do liquido entre os eletrodos Er, EI1 e ES1, o relé detecta em qual nível está o reservatório ou poço.

Imagem descritiva de um relé de nível Coel NI35Para detecção dos níveis em qualquer que seja a situação, o eletrodo comum entre eles é o de referência (Er). Por exemplo, para efetuar a medição do nível mínimo, o relé monitora a circulação de corrente entre Er e EI1, quando o liquido descobrir o eletrodo EI1, ou seja, cessar a circulação de corrente entre Er e EI1, o relé identifica o nível mínimo do reservatório. Para a medição do nível máximo, o processo é o mesmo. O ajuste de condutibilidade pode ser efetuado através do potenciômetro localizado no frontal do relé, em que ajusta a sensibilidade de resistência na casa de 0 a 100 Kohms.

A diferença entre modelos, é dada segundo a aplicação em que vai ser utilizado o relé. Para aplicações em controle de nível de poço, o modelo a ser escolhido é PCO01, já para aplicações em reservatório, o modelo escolhido é PCO02. Para cada modelo, a saída a relé se comporta de uma maneira, atendendo aos requisitos de segurança dos acionamentos.

Se a aplicação escolhida, for um controle de nível em um reservatório, o relé de saída se comporta da seguinte forma: Quando o NI35 W identificar o nível mínimo, o relé de saída é acionado, e quando identificar o nível máximo o mesmo é desacionado. Serve como exemplo o acionamento de uma bomba para abastecimento de uma caixa d’água, em que a bomba só ligaria quando o nível da caixa estivesse baixo.

Se o controle a ser executado for de um poço, o relé de saída se comporta da seguinte forma: Quando o NI35 W identificar o nível máximo, o relé de saída é acionado, e quando identificar o nível mínimo é desacionado. Serve como exemplo, o acionamento de uma bomba submersa, onde a mesma não pode trabalhar sem água, evitando assim a queima da bomba.

Através deste artigo, foi explicado de forma básica o funcionamento do relé de controle de nível Coel NI35 W, onde o maior objetivo é a expansão de conhecimento e facilitação na escolha de componentes para melhor atender variadas aplicações.

View Tech

Autor View Tech

Engenheiro Eletricista 25 anos de experiencia na área de Automação e Manutenção Industrial. Proprietário da Empresa View Tech Engenharia de Automação.

Mais artigos de View Tech

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: