Partida de Motores

Chave de Partida Manual: Saiba Qual Utilizar

Por dezembro 12, 2018 março 22nd, 2019 Nenhum comentário

São apresentados três tipos, sendo partida direta, reversora, estrela triângulo.

Chave de Partida Direta.

Chave Partida Direta TrifásicaIniciamos pela chave de partida direta que, como na chave monofásica, apenas conecta as três fases de rede, após os fusíveis, ao motor.

 

 

 

 

 

Chave Reversora.

2d0389cd69Executa a mesma função de partida do motor, porém em dois sentidos de rotação. A reversão é feita pela chave invertendo duas das três fases que chegam para o motor.
Vale destacar que diferentemente dos motores monofásicos com capacitor de partida, a inversão de rotação dos motores trifásicos pode ser feita instantaneamente, o que pode ser um problema, já que a corrente na inversão do motor é maior que a corrente de partida. Se este fator for bem pensando e não for um empecilho, esse tipo de chave pode ser muito útil em elevadores de carga (função sobe/desce).
Chave Estrela Triângulo.

27773967a0ad9c8bd1

Tem a mesma função da chave série paralela monofásica e operação semelhante. Na chave estrela triângulo, os enrolamentos do motor levados até a chave são conectados em estrela no arranque e o operador da chave, ao notar que o motor desenvolveu velocidade considerável, passa a chave para posição triângulo.
É importante ressaltar que a passagem de estrela para triângulo deve ser feita no momento adequado (motor com pelo menos 90% da velocidade nominal) sob pena de ela perder a função e não haver redução da corrente de partida.
Para a utilização da chave estrela triângulo o motor deve ter no mínimo seis pontas, possibilidade de ligação em estrela e triângulo e a tensão em triângulo do motor deve coincidir com a tensão da rede. A corrente de partida em estrela é aproximadamente igual a um terço da corrente de partida direta do mesmo motor se a chave for aplicada corretamente.

Arturo Rozas

Autor Arturo Rozas

Engenheiro de Automação e Controle Industrial. Projetista de automação na empresa View Tech Engenharia.

Mais artigos de Arturo Rozas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: