Comando e Medição

Relé de Impulso, Para Que Serve?

Por novembro 8, 2018 março 25th, 2019 Nenhum comentário

O relé de impulso, também conhecido como Telerruptor, é um dispositivo eletromecânico conformado principalmente por uma bobina e um sistema mecânico que ativa e desativa um contato (ou vários contatos dependendo do modelo). Em palavras simples, você pressiona um pulsador (que ativa a bobina) e o relé fecha um contato, você pressiona de novo e o contato abre.

São bastante utilizados para pre-automação e automação residencial e serve para comandar um ponto de iluminação (ou vários) através de um relé de impulso (ou vários também).

Que vantagens pode trazer instalar relés de impulso ?

Provavelmente você já conhece o sistema elétrico utilizado normalmente nas residências com interruptores paralelos e intermediários. Instalando relés de impulso, você separa a “força” do “comando”, ou seja, utiliza um circuito par alimentar eletricamente as luzes e outro circuito para ligar e desligar. Isso significa uma boa economia de material porque a fiação de comando pode ser de 0,5mm² e a força ( que em conformidade com a norma NBR 5410 não deve ser inferior a 1,5mm²) fica mais simplificada e com volume de cabos menor que o sistema tradicional.

Em resumo, você economiza em cabos e em material, porque só precisa de interruptores de pulso ao invés de interruptores paralelos e intermediários.

Arturo Rozas

Autor Arturo Rozas

Engenheiro de Automação e Controle Industrial. Projetista de automação na empresa View Tech Engenharia.

Mais artigos de Arturo Rozas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: